KLX | Clube Korfball de Lisboa

O QUE É O CORFEBOL?

O único desporto obrigatoriamente misto no mundo!!!

Corfebol-campo-ikf
Corfebol-Klx-jogo
Corfebol-campo-ikf
Corfebol-defesa-ecup
Korfball-Klx-jogo-passada

O único desporto obrigatoriamente misto no mundo!!!

O objectivo é marcar ponto num cesto 3,5m de altura. Como não se pode correr com a bola nem driblar, a forma de avançar em campo é através de passe e desmarcação, o que obriga ao envolvimento e cooperação entre todos!

Joga-se 8 x 8 (4 rapazes + 4 raparigas em cada equipa). Um campo oficial tem 40m x 20m.

4 elementos da equipa (2 rapazes + 2 raparigas) atacam em metade do campo e outros 4 defendem do outro lado. De 2 em 2 golos troca defesa ataque.
Todos atacam e todos defendem!

Um jogo dura 50 minutos (tempo real) e é dividido em duas partes de 25 minutos. Por sua vez, cada parte pode ser dividida em 2 períodos separados por uma paragem técnica de 1min.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Equipa de Corfebol do Clube holandês SCO - 1962
Equipa de Corfebol do Clube holandês SCO – 1962

O Corfebol surgiu nos Países Baixos no ano de 1902 e foi inventado por um professor de Educação Física, Nico Broekhuvesen. Ao frequentar um curso na Suécia sobre o ensino de Educação Física para crianças, teve oportunidade de conhecer o “Ringboll”, jogo no qual se inspirou para criar o novo desporto. Para além de simplificar algumas regras para melhor adequar o jogo às crianças, Broekhuvesen substituiu o “ring” (aro metálico) sueco pelo “korf” (cesto de vime) holandês, dando origem ao Korfball. Em português o termo adquiriu a formulação “Corfebol”.

Rapidamente se difundiu o Corfebol no seu país de origem, por se tratar de um desporto adequado a jovens e adultos de ambos os sexos, ideal para manter os praticantes em forma e, de forma inédita, envolver as mulheres no desporto. As equipas eram constituídas por 12 elementos, 6 rapazes e 6 raparigas, procurando-se, desde logo, equiparar a igualdade de oportunidades a ambos os sexos.

Progressivamente, a evolução da modalidade tem mitigado a preponderância dos atacantes masculinos nas equipas.

Nos dias de hoje, mulheres e homens desempenham papéis igualmente importantes nas equipas!

Em Portugal, o Corfebol surgiu pela primeira vez em 1982, apresentado pela International Korfball Federation (IKF) numa ação de divulgação de Jogos Tradicionais realizada em Lamego. Em 1986 foi constituída a Federação Portuguesa de Corfebol (FPC), filiada, no ano seguinte, na IKF.

ALGUNS DADOS

Os Países Baixos e a Bélgica foram os primeiros países a praticar Corfebol e detêm o maior número de títulos até hoje.

O Corfebol tem vindo progressivamente a difundir-se, encontrando-se filiados à Federação Internacional mais de 60 países. De acordo com dados fornecidos pela Confederação Neerlandesa de Corfebol, a modalidade conta já com mais de 200 mil praticantes em todo o Mundo.

Em Portugal existem atualmente 7 clubes, todos na zona da Grande Lisboa. De acordo com informação do PORDATA, em 2021 foram mais de 700 os atletas federados, aos quais se somam outros praticantes, nomeadamente de equipas universitárias e do desporto escolar.

RANKING MUNDIAL 2023 – TOP 10

PARTICULARIDADES /

REGRAS BÁSICAS

SELECIONA CADA IMAGEM E DESCOBRE
Seleciona cada imagem e descobre

Não se pode correr com a bola na mão!

Não se pode tirar a bola da mão!

Pode-se jogar e marcar atrás do cesto!

Igual número de rapazes e de raparigas em campo!

Não se pode correr com a bola na mão!

Não se pode tirar a bola da mão!

Pode-se jogar e marcar atrás do cesto!

Igual número de rapazes e de raparigas em campo!